RELÓGIOS  E  SINOS

Contagem da Hora

Thais Wahl      quarta-feira, 31 de maio de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Contagem das horas   segundo Wikepédia

Ao longo dos séculos diferentes formas de contar as horas foram utilizadas:

  • Nas sociedades da Antiguidade e da Idade Média, nas quais a divisão entre o dia e a noite importava mais do que em sociedades acostumadas com o uso da luz artificial, a contagem das horas começava com o nascer do Sol. Este marcava o início da primeira hora, o pôr-do-sol ocorria ao final da décima segunda hora. Com isso a duração das horas variava de acordo com a estação.
  • No chamado tempo italiano a primeira hora inicia com o pôr do sol. As horas eram numeradas de 1 a 24. Essa forma de contar as horas possuía a vantagem de mostrar facilmente quantas horas ainda restavam sem a necessidade do uso de luz artificial. Foi introduzida na Itália durante o século XIV e foi de uso comum até o meio do século XVIII, ou mesmo até o meio do século XIX em algumas regiões.
  • No relógio de 12 horas, a contagem das horas começa à meia-noite e reinicia ao meio-dia. As horas são numeradas de 1 a 12.
  • No relógio de 24 horas a contagem das horas começa à meia-noite e as horas são numeradas de 0 a 23.
  • A contagem das horas ainda varia em algumas aldeias de Portugal. Com uma dimensão temporal variável, cada hora pode ter 4, 8, 12 horas dependendo do que é definido em cada aldeia. A contagem das horas solares é feita quando a sombra atinge certos locais como penedos ou cruzeiros. A contagem das horas está associada ao dever de ceder ou desviar a água comunitária e acender o forno do povo.
  • Na França, durante o período da Revolução Francesa, a partir de 22 de setembro de 1792, indo até 1805, foi utilizado o Calendário Revolucionário Francês, o qual, dentre amplas modificações na contagem de tempo, definiu que o dia se dividiria em 10 (dez) "horas", cada hora em cem "minutos", cada minuto em cem "segundos". Essa divisão do dia, porém, jamais foi considerada pelos franceses, tendo sido abolida oficialmente em 1795.

Comentários